SÓ DEMORA 3 SEGUNDOS
VOCÊ SABIA QUE FOTOS DE PERFIL PROFISSIONAIS NO LINKEDIN ENGAJAM MAIS DO QUE FOTOS AMADORAS?
Você não é aquilo que pensa que é. Você é o que a sua imagem diz que você é. Sabe aquela máxima “Não julgue o livro pela capa”? Pois é…! Depois do surgimento do Linkedin, recrutadores e pessoas a procura de networking julgam você pela imagem do seu perfil. O conteúdo vem depois. E não são só navegadores de redes sociais a procura de emprego ou recrutadores atrás de perfis profissionais. Já tem inteligência artificial que escaneia o rosto da pessoa e em seguida entrega uma avaliação de qualidade de 0 a 100 da foto de perfil. É o Snappr.com/photo-analizer/.
SE O VERBAL FALA DO SER, O NÃO VERBAL PRECISA MOSTRAR SER
A ferramenta é bem precisa, pois analisa não só sorriso, maxilar, face e o olhar. Além disso analisa com precisão aspectos técnicos da foto de perfil, como nitidez, brilho, contraste e plano de fundo. O resultado é apresentado em segundos, com sugestões em inglês. Tudo isso para dizer que uma foto de perfil com qualidade técnica traz engajamento pelo profissionalismo que ela confere, afinal o contexto das relações de networking é corporativo. Então, dê importância para sua imagem. Invista nela. Retratos profissionais são ferramentas poderosas de apresentação. Não negligencie isso. E até aqui, caro leitor, convenhamos que não há nenhuma novidade nisso. Então aprofundarei um pouco mais essa discussão com argumentos da retórica aristotélica.
QUALIDADE TRAZ ENGAJAMENTO
Para a retórica clássica, por meio das três dimensões o ethos, o pathos e o logos procurava-se transmitir ao orador evidências de honestidade, caráter e confiança. O assunto é denso e extenso então vou procurar ser sucinto. O ethos seria uma maneira de ser (imagem de si), o pathos seria a imagem que o auditório constrói do orador e o logos seria o discurso propriamente. Simplificando significa dizer que as pessoas constroem uma imagem de uma pessoa com base no que elas veem dessa pessoa. Essa imagem construída (ethos) cria uma imagem (pathos) na mente do interlocutor. Essa “imagem” transita por vias largas do mundo digital.
QUE IMAGEM SUA OCUPA A MENTE DO SEU CLIENTE?
Que você é a sua empresa... que pessoas querem se relacionar com pessoas... que você é a sua marca ... que o sucesso no mundo corporativo é para profissionais e que uma pessoa leva apenas 3 segundos para julgar seu profissionalismo com base no que veem na sua foto de perfil, os gurus do marketing digital falam disso o tempo todo. Então você já sabe: uma boa estratégia de marketing inclui fotos profissionais. Isso é fato. Então procure um especialista na área, no caso, fotógrafos, porque são coaches de imagem, possuem equipamentos e câmeras digitais profissionais, além do que dominam a pós-produção, ou seja, o tratamento digital de imagens (no próximo post do blog, tratarei com mais detalhes a construção técnica de um retrato corporativo). Mas eu te digo ainda que não só de técnica fotográfica se constrói um retrato. O retrato de posicionamento de imagem profissional deve mostrar a “alma” do seu negócio, a sua identidade. Estamos falando aqui de algo muito subjetivo, como de fato é a arte fotográfica.
A PERCEPÇÃO DE IMAGEM QUE VOCÊ TEM DE SI MESMO PODE NÃO SER A PERCEPÇÃO DE IMAGEM QUE AS PESSOAS TÊM DE VOCÊ
REFERÊNCIAS
CARDOSO, Mauro Martins. ANÁFORAS ENCAPSULADORAS COMO MARCAS DE ESTILO. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) – UFPR, 2015.
FONTANA, Laura. Revista Você S/A. TRATE SUA CARREIRA COMO UMA EMPRESA E GANHE DESTAQUE EM PROCESSOS SELETIVOS. 2017.
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