Imagem capa - Personal Branding por Mauro Cardoso Fotografia de Casamentos e Eventos - Curitiba

Personal Branding

        O atual contexto pandêmico, em que as pessoas tiveram suas relações pessoais e profissionais alteradas, modos já existentes de relacionamento profissional – com base em redes sociais –, não só se mantém como se tornaram essenciais para o mercado. A ideia agora é ser, fazer diferente e assim marcar presença profissional de sucesso. É no âmbito corporativo que o conceito de Personal Branding faz todo sentido. Contudo, a ideia embutida no termo Personal Branding não se resume a uma preocupação ou a um fenômeno deste momento. O futuro das empresas e organizações comerciais será, muito provavelmente, conduzido por indivíduos preocupados em desenvolver sua marca pessoal.

      O termo Branding vem do inglês Brand, que significa marca. A ideia que está intrinsecamente relacionada é a de que o Branding transfoma a sua marca em você. A sua marca passa a assumir uma pessoalidade, um corpo que transita, se comunica e interage principalmente nas esferas comerciais. O conceito torna-se, portanto, estratégia de marketing, com técnicas e métodos com base na comunicação, cujo objetivo é potencializar vendas. Então, segue a dica: mantenha seu perfil nas redes sociais sempre atualizado. E pergunte-se sempre: que imagem minha ocupa a mente dos meus clientes, fornecedores e colaboradores. Conecte-se com sua audiência, engaje-se com ela e posicione-se são afirmativas de ordem para quem deseja alcançar sucesso no universo corporativo.

     O livro “Personal Branding: Construindo sua marca Pessoal”, cuja leitura recomendo fortemente, apresenta respostas para as seguintes perguntas: “Como avaliar a imagem percebida da minha marca pessoal?”; Como migrar da atual posição para uma melhor?”; “Como estabelecer um posicionamento para minha marca?”. Alice, buscando o caminho de casa, depara-se com uma encruzilhada. E sem saber que caminho tomar, vê, sob um galho, o Gato de Botas. Pergunta-lhe qual dos caminhos a conduziria para casa. O Gato imediatamente respondeu: - “Se você não sabe o caminho, qualquer caminho é caminho.”.

         Sua carreira não é um barco à deriva nem sujeito a encruzilhadas nem a inseguranças. Crie relevância. Monitore seu perfil nas redes. Compartilhe conteúdos relevantes. Demonstre autoridade no seu segmento de atuação profissional. Estreite relações. Seja referência. E posicione-se como especialista. E busque conhecimento continuamente.

REFERÊNCIA

BENDER, Arthur. Personal Branding: Construindo sua marca Pessoal. São Paulo: Integrare editora: 2009.



Sou Mauro Cardoso, fotógrafo e professor. Licenciado e Mestre em Letras pela UFPR. Adoro fotografar pessoas. Especialista em retratos profissionais para posicionamento de imagem e fotografia de eventos em geral. Sou apaixonado pela linguagem fotográfica porque por meio dela conheço pessoas, lugares e interajo melhor com o mundo.

Baixe meu orçamento gratuito!

Clique aqui e Adquira meu E-book