Imagem capa - EU, FOTÓGRAFO! NÃO TENHO FOTOS DE GESTANTE DA MINHA ESPOSA por Mauro Cardoso Fotografia de Casamentos e Eventos - Curitiba
Gestante

EU, FOTÓGRAFO! NÃO TENHO FOTOS DE GESTANTE DA MINHA ESPOSA

Ao longo deste artigo, apresento informações e dicas para quem tem interesse em ensaio de gestante. Se você, entusiasta da fotografia, deseja atuar nesse segmento, leia até o fim. E para as futuras mamães que desejam registrar esse momento inesquecível, tenho uma oferta irrecusável.

A ESCOLHA DA LOCAÇÃO


 A indicação da locação pode ser sugerida pelo fotógrafo por já conhecer determinados espaços e também porque já traz consigo seu próprio acervo de imagens já produzido naquele local. Contudo, a gestante pode sugerir como gostaria que fosse o ensaio. Ela pode querer fazer as fotos no conforto de sua própria residência, uma chácara de um conhecido, em meio à natureza, em espaços urbanos ou em estúdio também. Tudo isso é conversado e combinado previamente no briefing.

A LUZ


 Não dá para abrir mão de um dia de sol. A luz do sol, sua temperatura e sua cor e direção vão trazer não só a beleza mas também o significado que queremos imprimir nas fotos. Fotografando a gestante na contra luz do sol teremos um recorte interessante no corpo e nos cabelos, e rebatendo essa luz intensa, podemos ter outros resultados.

A EQUIPE

Dois auxiliares: um para posicionar o rebatedor ou montar uma luz de flash. E outra pessoa para levar os acessórios, água, suco e lanchinhos para a gestante se sentir bem, além de eventualmente fazer aquele retoque na maquiagem, spray no cabelo e auxiliá-la na troca de algum acessório do vestuário. Se a gestante não tiver na hora do ensaio, levamos também um repelente eficiente contra picada insetos.

EM QUE PERÍODO DA GESTAÇÃO FAZER O ENSAIO?


 O ideal é fazer o ensaio fotográfico da gestante entre o 7º e o 8º mês de gestação. Apesar do sobrepeso, a gestante ainda se sente confortável. Depois do 8º mês o corpo intensifica seu processo de preparação para o nascimento do bebê. É natural as mãos e o rosto ficarem mais inchados. Nesse momento, a gestante pode se sentir menos confortável além de não se achar bonita para as fotos.


FIGURINO & CORES


 O figurino deve ser leve e descontraído e, no caso da gestante, deve evidenciar a barriga. O casal pode combinar as cores, sempre optando por tons neutros, sem estampas. Duas trocas de roupas são suficientes para o ensaio. 

A ENTREGA DO MATERIAL FOTOGRÁFICO

 Estamos falando do momento mais lindo senão o mais importante da vida de uma mulher: o dom de ser mãe. O material fotográfico registrará a beleza dessa gestante no auge de sua realização como mulher e mãe. Não há nada no mundo mais importante, mais belo, mais singelo e mais puro do que gestar uma vida, trazê-la ao mundo e cuidar dela. Contar essa história e trazer esse sentimento é minha responsabilidade como fotógrafo.  Tenho certeza de que todas às vezes que alguém abrir esse livro vai encontrar as mesmas sensações que tive quando fotografei. As cores, a luz, o ambiente...a construção de uma história. E aquele filho que lá estava, no aconchego no útero materno, poderá sempre se ver, ou melhor, sentir e perceber – pelas imagens – o quanto já era querido por seus pais. Isso não tem preço. Então qual o lugar mais seguro para guardar lembranças tão valiosas?

 Muita gente corre sério risco de perder fotos digitais. Ninguém está livre de uma formatação de HD e muito menos de ser infectado por um vírus em seu computador. Com certeza alguém já perdeu fotografias armazenadas em um pendrive que deu “pau”. É uma armadilha pensar que arquivos digitais são mais seguros. O material físico, o papel, ainda é o meio mais seguro de se guardar fotografias. Eu fotografo desde os tempos do filme de 36 poses. Mais de 30 anos se passaram e eu ainda tenho as fotos das minhas filhas que eu mesmo fotografei na época e muitas outras da minha adolescência em um álbum. Quando abro aqueles álbuns, eles ainda preservam a textura e as cores de 30 anos atrás, e até um certo envelhecimento do material que lhes acrescenta à memória a lembrança daquele tempo.

Por esses e por tantos outros motivos é que entregamos à gestante um lindo livro fotográfico

 físico capaz de ultrapassar gerações. Tudo bem que a tecnologia facilita quase tudo. Mas como é chato ficar vendo fotos pelo celular, computador ou pela televisão. Nada se compara ao valor agregado em um livro fotográfico físico, que se pode pegar na mão. E isso é realmente encantador, não é?

Ser mãe é um desafio. Muitas mulheres quando engravidam sentem medo por falta de informação. Por isso, peço que clique logo abaixo e saiba que existe todo um curso pensado para as mamães e seus bebês. Quer saber mais?


CLIQUE AQUI