Imagem capa - Como está a sua imagem nas redes sociais? por Mauro Cardoso Fotografia de Casamentos e Eventos - Curitiba
Retratos profissionais

Como está a sua imagem nas redes sociais?

Você sabia que há contrações involuntárias dos músculos da face que revelam nosso estado emocional? Vou explicar melhor. Nosso cérebro funciona basicamente como um retroprojetor que revela nossas emoções por meio de micro expressões faciais. Sabe-se – a partir de estudos sobre cognição e neurociência – que mais de 65% do processo de comunicação é não verbal. Por exemplo, alguém que está nervoso não precisa necessariamente dizer que está nervoso, assim como uma pessoa que está sentido medo ou insegurança não precisa dizê-lo. Esses sentimentos são projetados pelo nosso cérebro de modo que nosso interlocutor pode sabê-lo lendo nossa expressão facial.

 O professor Paul Eckman catalogou sete emoções básicas em todas as culturas, a saber: tristeza, raiva, surpresa, medo, nojo, desprezo e alegria. Uma determinada situação, imagem, sensação ou algo que se tenha dito, nossas expressões podem – por mais que queiramos disfarçar –, nos trair numa fração de segundos, revelando ao nosso interlocutor o que podemos estar sentindo naquele momento específico. Sabendo-se então que mais de 65% da nossa comunicação é não verbal, deveríamos estar mais atentos ao que nossas microexpressões faciais estão comunicando.

 Levanto essa reflexão porque trabalho com a imagem das pessoas, e como profissional também sou um leitor de imagens, sobretudo de pessoas. Chama-me muito a atenção as fotos de perfis que tenho visto nas redes sociais, sobretudo no WhatsApp. É sabido que o WhatsApp se tornou a ferramenta de comunicação social gratuita mais importante da atualidade. O Ibop divulgou, em 2015, que o aplicativo gratuito era a ferramenta mais utilizada pelos brasileiros. Mas o WhatsApp tem sido utilizado fortemente, e cada vem mais, no ambiente corporativo, como ferramenta de trabalho. Muitos empreendedores divulgam, vendem, marcam reuniões e fecham negócios pelo App. Onde quero chegar com isso?


 Certa vez, lecionando a disciplina de Comunicação Globalizada para acadêmicos do curso Tecnólogo em Recursos Humanos, falava-lhes que a seleção de candidatos para uma vaga de emprego começava pela redação do currículo. Foi aí que uma aluna contou-nos que na empresa onde ela trabalhava os primeiros currículos selecionados para entrevista de emprego eram aqueles que contivessem uma boa foto do candidato na capa. Então, não preciso ir longe: a sua imagem é importante, porque ela comunica algo subjetivo, que interessa às empresas. A construção de uma imagem profissional faz toda a diferença. Será que a minha foto no WhatsApp ou nas redes sociais transmite valores que interessam às empresas?

 A maioria dos usuários do aplicativo, quando recebe uma mensagem, busca a foto da pessoa no App. E pasmem... dependendo da foto, a pessoa não sente interesse em retornar a mensagem, porque a foto não transmite profissionalismo, principalmente se o contato for por motivo comercial. É fato que as redes sociais se tornaram uma vitrine. Interessa às empresas o que as pessoas pensam, escrevem ou compartilham na web. Um jornal noticiou, durante a copa da Rússia, a demissão de um funcionário da Latam, com outros brasileiros, assim que apareceu em um vídeo constrangendo mulheres durante a copa.

 Já fiz uma varredura superficial em fotos de profissionais nas redes sociais e muitas delas não são fotos que transmitem profissionalismo, não são fotos vendedoras. A grande maioria são imagens de celular, sem contexto, sem nitidez. Pior, fotos de dentro do carro ou com óculos de sol. Pior ainda, foto de cachorro no perfil do WhatsApp. Nada contra, e tudo bem, se for o contexto. Ou ainda sem nenhuma foto no perfil. Veja o exemplo da imagem acima. Além da falta de qualidade em termos de nitidez, a imagem pode não atender a exigências de determinados segmentos empresariais. É uma imagem legal, descontraída e cheia de estilo. Mas será que é esse perfil que as empresas procuram? Pode ser que sim, pode ser que não...depende!

A personagem da imagem acima é uma cirurgiã dentista formada em uma das melhores universidades do Brasil. Veja na prática como construí um retrato profissional para ser exibido em redes sociais, em cartões de visita, em blogs, congressos e sites de odontologia.


Agora sim temos o retrato profissional da cirurgiã dentista. Para chegar a esse resultado, usamos luz artificial com flash speedlight fora da câmera, montado em softbox 60x60. No caso de retratos femininos temos serviço de maquiagem e cabelo. Depois que o arquivo passar pela edição, é exportado em formato para impressão e para postagem nas redes sociais. E pronto, construímos uma imagem vendedora.

Se você tiver interesse em construir um retrato profissional seu ou de funcionários, para redes sociais, cursos e eventos, deixe seu comentário com telefone abaixo ou entre em contato comigo por por whatsapp ou e-mail que logo falaremos sobre o assunto. Terei o maior prazer em atender a sua necessidade.

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